Inaugurada há uma semana, a rodoviária nova de Jacareí já é motivo de reclamações. A cidade planejou a mudança, mas esqueceu que com ela viriam os problemas. Resultado: o aumento na espera pelo transporte público e mais gastos com passagens.
“Eu moro no Jardim Emília, para eu vir até a rodoviária e pegar o ônibus para São Paulo ou para São José, eu tenho que pegar dois ônibus. Fica muito difícil para nós, fora o risco que hoje as pessoas estão correndo. Isso aqui fica deserto à noite. O risco de assalto, o risco de crimes maiores é muito maior”. "Antes era só pegar o ônibus em algum ponto no centro, agora tem que ir até a rodoviária. “Insatisfeita toda a população, com certeza. Devido o tempo de espera, complicou para o cidadão”, reclamam alguns usuários.
Nem todas as lojas estão funcionando e outros serviços importantes também não estão funcionando. Não tem telefone público e se precisar de ajuda ou pede para alguém ou pega o folheto. Na manhã desta terça-feira (6), o guichê de informações estava sem nenhum funcionário. E quem esperava nos bancos não estava nada contente. Tem até abaixo assinado para corrigir os problemas. “Tem que ter mais informações e mais recursos, está perdido isso aqui”.
Para quem anda de ônibus em Jacareí o gasto de tempo e dinheiro aumentou. Quem precisa acordar de madrugada para ir trabalhar ou voltar do serviço muito tarde acaba dando de cara com a falta de sincronismo das linhas.
Os primeiros e os últimos ônibus que fazem o trajeto até a rodoviária chegam muito antes ou muito depois dos que fazem viagens para outras cidades. “Vinte e oito linhas de Jacareí não são integradas com a linha que serve o terminal rodoviário. Então, a pessoa necessariamente tem que vir ao terminal, não pode pegar o ônibus que vai para São Paulo no centro da cidade. Isso significa um dispêndio a mais de R$5,60 por dia, fora o tempo de espera”. “Cheguei aqui por volta das 8h, já vai dar 9h e eu estou aqui ainda esperando”.
E depois de ouvir os moradores e conhecer os problemas, a reportagem do Vanguarda TV foi até a prefeitura de Jacareí em busca de respostas para tanta insatisfação com o transporte público.
Resposta do prefeito de Jacareí, Hamilton Mota:
“Não haverá tantas alterações, apenas adaptações entre as linhas urbanas e os ônibus rodoviários, que continuarão partindo da rodoviária. Os primeiros ajustes que precisavam ser feitos, foram feitos logo no primeiro dia de operação, assim que nós percebemos os problemas. Os outros nós estamos avaliando, quarta-feira (07) eu faço uma nova conversa, contratamos equipes para monitorar isso e vamos fazer todos os ajustes necessários para dar uma melhor qualidade para o usuário em Jacareí.
Todas as cidades em que as rodoviárias saíram do centro da cidade e foram para perto da rodovia criam um desconforto inicial, mas é um processo de crescimento da nossa cidade.
Já fizemos o pedido para a Telefônica para que a gente faça [a instalação dos telefones públicos] o mais rápido possível. Muitas sugestões da população vêm chegando aqui para a Secretaria de Comunicação, Secretaria de Governo e estamos levando em conta tudo isso para que a gente possa fazer o melhor em razão dessas mudanças, que na verdade melhoraram muito o trânsito da cidade”.
O telefone para sugestões é o 0800-163010. Ainda segundo prefeito, era para ter um funcionário na rodoviária orientando a população. Por isso, a prefeitura vai procurar saber, porque ele não estava no balcão de informações quando a equipe do Vanguarda TV esteve no local. Sobre a instalação de telefone público, a Telefônica informou que está avaliando as condições técnicas do local.
Fonte: VNews
“Eu moro no Jardim Emília, para eu vir até a rodoviária e pegar o ônibus para São Paulo ou para São José, eu tenho que pegar dois ônibus. Fica muito difícil para nós, fora o risco que hoje as pessoas estão correndo. Isso aqui fica deserto à noite. O risco de assalto, o risco de crimes maiores é muito maior”. "Antes era só pegar o ônibus em algum ponto no centro, agora tem que ir até a rodoviária. “Insatisfeita toda a população, com certeza. Devido o tempo de espera, complicou para o cidadão”, reclamam alguns usuários.
Nem todas as lojas estão funcionando e outros serviços importantes também não estão funcionando. Não tem telefone público e se precisar de ajuda ou pede para alguém ou pega o folheto. Na manhã desta terça-feira (6), o guichê de informações estava sem nenhum funcionário. E quem esperava nos bancos não estava nada contente. Tem até abaixo assinado para corrigir os problemas. “Tem que ter mais informações e mais recursos, está perdido isso aqui”.
Para quem anda de ônibus em Jacareí o gasto de tempo e dinheiro aumentou. Quem precisa acordar de madrugada para ir trabalhar ou voltar do serviço muito tarde acaba dando de cara com a falta de sincronismo das linhas.
Os primeiros e os últimos ônibus que fazem o trajeto até a rodoviária chegam muito antes ou muito depois dos que fazem viagens para outras cidades. “Vinte e oito linhas de Jacareí não são integradas com a linha que serve o terminal rodoviário. Então, a pessoa necessariamente tem que vir ao terminal, não pode pegar o ônibus que vai para São Paulo no centro da cidade. Isso significa um dispêndio a mais de R$5,60 por dia, fora o tempo de espera”. “Cheguei aqui por volta das 8h, já vai dar 9h e eu estou aqui ainda esperando”.
E depois de ouvir os moradores e conhecer os problemas, a reportagem do Vanguarda TV foi até a prefeitura de Jacareí em busca de respostas para tanta insatisfação com o transporte público.
Resposta do prefeito de Jacareí, Hamilton Mota:
“Não haverá tantas alterações, apenas adaptações entre as linhas urbanas e os ônibus rodoviários, que continuarão partindo da rodoviária. Os primeiros ajustes que precisavam ser feitos, foram feitos logo no primeiro dia de operação, assim que nós percebemos os problemas. Os outros nós estamos avaliando, quarta-feira (07) eu faço uma nova conversa, contratamos equipes para monitorar isso e vamos fazer todos os ajustes necessários para dar uma melhor qualidade para o usuário em Jacareí.
Todas as cidades em que as rodoviárias saíram do centro da cidade e foram para perto da rodovia criam um desconforto inicial, mas é um processo de crescimento da nossa cidade.
Já fizemos o pedido para a Telefônica para que a gente faça [a instalação dos telefones públicos] o mais rápido possível. Muitas sugestões da população vêm chegando aqui para a Secretaria de Comunicação, Secretaria de Governo e estamos levando em conta tudo isso para que a gente possa fazer o melhor em razão dessas mudanças, que na verdade melhoraram muito o trânsito da cidade”.
O telefone para sugestões é o 0800-163010. Ainda segundo prefeito, era para ter um funcionário na rodoviária orientando a população. Por isso, a prefeitura vai procurar saber, porque ele não estava no balcão de informações quando a equipe do Vanguarda TV esteve no local. Sobre a instalação de telefone público, a Telefônica informou que está avaliando as condições técnicas do local.
Fonte: VNews
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